segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vigília de oração no Algarve

A equipa do Juntos pela Europa no Algarve já se tem vindo a encontrar desde 2011 e no último mês de janeiro, num clima de verdadeira fraternidade e estima recíproca e tendo como base “os 7 SIM”, decidiu-se, dada a característica do Algarve, com as suas comunidades estrangeiras, dar particular ênfase ao 7º SIM: “Dizemos SIM à responsabilidade fraterna, para que as nossas cidades se tornem espaços de acolhimento.”
No dia 24 de março, pelas 21 horas, houve um momento de oração, na igreja de Vilamoura.
Esta iniciativa juntou cerca de 150 pessoas e foi promovida por seis movimentos da Igreja Católica  pela Igreja Ortodoxa Romena.
O padre Firmino Ferro, em representação do Bispo D. Manuel Quintas, exortou os presentes a “dar a vida por uma nova evangelização”. Aludindo à capacidade de “construir uma Europa mais cristã”, advertiu que “há muitas forças que querem abafar tudo isto” e a “remeter a fé para a sacristia”. 
Acrescentou ainda que “os cristãos nunca perderam o sentido de comunidade” e lembrou a influência do Cristianismo na fundação da Europa, quer através do “desenvolvimento dos povos” quer através da “evangelização”. Reforçou que o nosso grande défice hoje está mesmo na evangelização e no testemunho cristão e lembrou o pensamento de João Paulo II quando afirmou que “este é o milénio dos movimentos e dos grupos que, tendo origem no laicado cristão, são a grande fonte de evangelização”. “Hoje a velha Europa tem necessidade do espírito de Deus na sua vida e somos nós que o temos de transmitir”, afirmou.
Também o padre Ioan Rîşnoveanu, representante da Igreja Ortodoxa romena, dirigindo-se aos fiéis daquela confissão cristã, sublinhou a necessidade de os cristãos se unirem na defesa do continente europeu. “Temos de lutar juntos pela paz, prosperidade e pela fraternidade na Europa, seguindo as instruções de Jesus”, afirmou, apontando o exemplo dado por Cristo de “como nos devemos amar uns aos outros”. “Esta fraternidade dá-nos esperança de que a Europa não caia e sobreviva nesta crise mundial que é principalmente espiritual”, concluiu.
 Esta vigília de oração contou com o visionamento de um breve filme sobre os 10 anos de “Juntos pela Europa”, e com um gesto simbólico de fitas coloridas: as sete cores do arco-íris,  recordando os 7 Sim, no testemunho visível de unidade.
No final, cada pessoa levou consigo um marcador de livros, alusivo ao dia 12 de maio, como sinal de compromisso em atuar os “7 Sim” no seu quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário