Movimentos




A Comunidade Emanuel nasceu em Paris em 1972, no seio do Renovamento Carismático Católico, surgido na sequência do Concílio Vaticano II. Com mais de 8000 membros, está hoje presente em 57 países. Estão representados todos os estados de vida: casais, solteiros, 220 padres, 115 jovens que se preparam para o sacerdócio, 195 homens e mulheres consagrados no celibato.  


O Carisma da Comunidade implica esta comunhão profunda entre o sacerdócio comum dos baptizados e o sacerdócio ministerial dos padres numa mesma vida espiritual marcada pela adoração de Deus “Emanuel”, adoração da qual nasce a compaixão por todos os homens que morrem de fome material e espiritual, ela mesma fonte do desejo de evangelizar, de anunciar ao mundo inteiro a Boa Nova da Salvação. Estas 3 graças de ADORAÇÃO, COMPAIXÃO e EVANGELIZAÇÃO são constitutivas do Carisma da COMUNIDADE EMANUEL


Para os membros da Comunidade, a evangelização comporta diferentes aspectos, mas, em todos os casos, é orientada para os que não conhecem Cristo ou dele se afastaram.
- Manifesta-se, antes de mais, por acções individuais nos círculos de vida de cada um
- Exprime-se pelo empenhamento individual dos membros em actividades da Igreja local ou universal
- Comporta a participação em actividades apostólicas nascidas na Comunidade em resposta a novas situações sociais, económicas, políticas, culturais: por ex. o “AMOR E VERDADE” é orientado para a evangelização das Famílias; a “PRESENÇA E TESTEMUNHO” para a evangelização das pessoas na vida activa; as “ESCOLAS DE EVANGELIZAÇÃO”, “FÓRUNS DE JOVENS”visam a evangelização dos jovens; a FIDESCO, ramo missionário da Comunidade, orientada para a “Missão Ad Gentes”, forma e envia missionários; etc.  
- Encarna-se, ainda, nas missões confiadas explicitamente pela Igreja à Comunidade  

Por Decreto do Conselho Pontifício para os Leigos, a COMUNIDADE EMANUEL foi reconhecida como Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício, com aprovação definitiva, em 8 de Dezembro de 1998. Em 20 de Junho de 2009, foi erigida pelo Conselho Pontifício para os Leigos, em Associação Pública Internacional de Fiéis, testemunhando deste modo um reconhecimento e uma confiança eclesial maiores.


A Família Missionária Verbum Dei (FaMVD), é uma "Família" profundamente missionária ao serviço da Palavra de Deus. No coração da FaVD está a Fraternidade Missionária Verbum Dei (FMVD), uma Instituição de Vida Consagrada da Igreja Católica formada por pessoas que consagram a sua vida a Deus. Dela fazem parte:
  • Dois Ramos celibatários (que professam os votos de pobreza, castidade e obediência) - Missionárias e Missionários consagrados.
  • Casais Missionários - que se consagram a Deus através do sacramento do Matrimónio e de um compromisso solene que os vincula.
Fundada a 17 de Janeiro de 1963, em Maiorca (Espanha), pelo Rvdo. D. Jaime Bonet, a FMVD tem como Missão o anúncio da Palavra de Deus e a propagação do Seu Reino através:
  • da oração;
  • do ministério da Palavra;
  • e do testemunho de vida evangélica. 
Os Grupos de Jovens Fraternos do Campo Grande nasceram portanto desta espiritualidade e visam promover o desenvolvimento pessoal, familiar, social e espiritual cristão dos Jovens, visando a construção de um espírito comunitário de participação social e eclesial para chegarmos a ser Apóstolos de Jesus no mundo actual (Mt.28, 16-20)
 

Equipas de Jovens de Nossa Senhora

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora surgiram em 1976 e destinam-se a jovens católicos entre os 16 e os 26 anos.  Somos um grupo de jovens que, apesar de diferentes nas nossas experiências humanas e espirituais, na cultura e no modo de vida, temos algo em comum: a nossa fé em Deus e a devoção a Nossa Senhora. Assim, todos em equipa, procuramos crescer e aprofundar a nossa fé.


Estamos presentes em 13 países, e em Portugal já temos mais de 1000 equipistas - no Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Santarém, Salvaterra de Magos, Lisboa, Cascais, Soalheira, e também na Madeira e nos Açores (Terceira).
Cada Equipa é formada por 6 a 12 jovens (com idades semelhantes) e um Casal Assistente. Em equipa reunimo-nos uma vez por mês para rezar, partilhar, debater um tema e definir um objectivo para alcançarmos em conjunto.
Como actividades do movimento propomos Noites de Oração, Conferências, Peregrinações, Encontros Nacionais e Internacionais. Participamos também nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Para saberem tudo sobre as EJNS e estarem a par das nossas actividades cliquem aqui (site) ou aqui (blog)!

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) surgiram em 1939 por iniciativa do Padre Henri Caffarel e de um conjunto de casais franceses, estando actualmente presentes em 76 países e contando com mais de 120.000 equipistas. Trata-se de um movimento de espiritualidade conjugal cujo objectivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. 

São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio, oferecendo meios concretos, e organizando-se em equipas com 5 a 7 casais que constituem comunidades de fé, para ajudar cada casal a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros em equipa.

Descubra mais no seguinte Vídeo ou no site das ENS



O Metanoia, Movimento Católico de Profissionais é, estatutariamente, uma associação privada de fiéis.
Reúne pessoas com diversas experiências e sensibilidades, disponíveis para procurarem sentidos de vida no encontro e na partilha, tendo como referência o Evangelho de Jesus.

Descubram mais aqui: http://www.metanoia-mcp.org/








Schoenstatt é um movimento apostólico, uma família no coração da Igreja Católica que se desenvolveu a partir do Santuário Original na Alemanha, um lugar de graças, de peregrinações e de formação cristã. Os santuários de Schoenstatt formam uma rede de vida - em todos os continentes e em mais de 40 países - que se sustenta e tem a sua origem no Santuário Original.

O centro do carisma de Schoenstatt é a Aliança de Amor com Maria, origem de uma espiritualidade e de uma pedagogia, cuja finalidade é a formação do Homem Novo na Nova Comunidade que, segundo o exemplo de Maria, seja instrumento na renovação do tempo actual. A missão de Schoenstatt é a missão de Maria, que abre caminhos na actualidade, para que Cristo possa nascer e, na força do Espírito Santo, conduzir a humanidade ao Pai.




Movimento dos Cursilhos de Cristandade






O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) é um movimento da Igreja Católica que, mediante um método próprio, possibilita a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal e torna possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes.

O MCC é constituído por homens e mulheres que, depois de terem feito um Cursilho de três dias, se unem para viver de um modo mais autêntico a vida cristã, realizando de uma nova maneira a sua relação com Deus, consigo mesmo, com os homens e com o mundo; para impregnar de Evangelho os seus ambientes, a fim de que outras pessoas respondam também à chamada de Deus.

Existem comunidades de MCC por todo o país, mas fica aqui o site de Lisboa:  http://mcc-grandelisboa.webnode.pt

O Movimento dos Focolares
Chiara Lubich
O Movimento dos Focolares teve o seu início em 1943 na cidade de Trento (Norte de Itália). Chiara Lubich e as suas primeiras companheiras descobriram que Deus é Amor em todas as circunstâncias e decidiram escolhê-lo como único Ideal, mudando assim o rumo das suas vidas. Compreenderam que, para responder concretamente ao Amor de Deus, era preciso amá-Lo nos irmãos. Começaram a amar quem estava ao lado.



Atualmente o Movimento dos Focolares está difundido em 182 países, dos cinco continentes, englobando mais de quatro milhões e meio de pessoas: jovens, adultos, famílias, sacerdotes,  religios@.O principal compromisso dos seus membros é viver com radicalidade o mandamento do amor recíproco, para que se mantenha sempre viva a presença de Jesus que Ele próprio prometeu a quem estiver unido em Seu nome. (Mt 18.20).

Assim procuram construir pontes entre homens de diferentes raças, culturas, religiões para chegar à realização do testamento de Jesus, "Que todos sejam um". É um projecto de unidade para a família humana na fraternidade, objectivo para o qual nasceu o Movimento dos Focolares.

Podem descobrir mais aqui: http://www.focolares.org.pt/

Instituição Teresiana 
Agrupa somente leigos – homens e mulheres – que se comprometem a viver a sua missão e espiritualidade através do testemunho pessoal, do trabalho profissional e da vida familiar, onde pretendem ser sinal e fermento dos valores do Evangelho.
Existe ainda um amplo movimento de colaboradores e grupos juvenis que vivem a missão e espiritualidade da Instituição Teresiana.
A Instituição Teresiana propõe uma modalidade de vida cristã, de acordo com os rasgos que S. Pedro Poveda quis para os seus associados:
• a fé em Jesus Cristo como opção fundamental
• a oração como única força
• o estudo como instrumento indispensável ao cumprimento da missão
• o fermento, o sal e a luz como símbolos de presença
• o anúncio audaz do Evangelho como Palavra que não pode silenciar-se
• o reconhecimento do lugar ímpar de Maria na História da Salvação, serva do Senhor, mãe da nossa Esperança, morada da Palavra.
A Instituição está presente em cerca de trinta países de quatro continentes. Em Portugal, há grupos em Lisboa, Porto, Coimbra e Oliveira de Azeméis.
Em 2011-2012 estamos a celebrar o primeiro centenário do seu reconhecimento diocesano, tendo tido aprovação pontifícia em 1924.

Sociedade de S. Vicente de Paulo 
A Sociedade de São Vicente de Paulo existe desde 1833 e é uma organização católica internacional de leigos. O seu fundador foi o Frederico Ozanam, jovem estudante de Direito na Universidade de Sorbonne, que não ficou indiferente à pobreza que então existia em Paris, apesar das promessas da recente Revolução Francesa.
Sentindo o apelo a demonstrar a sua fé numa França cada vez mais secularizada, compreendeu que Deus o chamava a fazê-lo no encontro com os irmãos mais pobres e fundou a primeira conferência vicentina – a Conferência da Caridade. Com efeito, numa carta que envia a um sacerdote seu amigo em 1853, ano da sua morte, afirma a necessidade de
«mostrar Nosso Senhor Jesus Cristo não somente nas imagens pintadas pelos grandes mestres, ou sobre altars brilhantes de ouro e de luz, mas mostrar-lhes Jesus Cristo e as suas chagas na pessoa dos pobres [...] É preciso mostrar que estes jovens senhores saibam o que é a fome, a sede, a indigência de uma águas-furtadas. É preciso que eles vejam miseráveis, crianças doentes, crianças a chorar. É preciso que as vejam e que as amem. Ou este quadro provocará algum sobressalto no seu coração, ou esta geração está perdida. Mas nunca se deve acreditar na morte de uma jovem alma cristã. Ela não está morta, mas dorme».
Frederico Ozanam colocou esta obra sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, cuja vida de serviço e dedicação aos mais pobres é constante fonte de inspiração para todos os vicentinos. Os vicentinos reúnem-se em pequenas unidades, que se denominam “conferências vicentinas” e que estão, na grande maioria dos casos, inseridas numa comunidade paroquial.
A ação dos vicentinos, em comunhão com toda a Igreja de Cristo, é ir ao encontro de todas as pessoas que sofrem, na certeza de que nelas encontrarão Cristo. Por isso é que a forma primordial de expressão deste encontro é a visita domiciliária, que permite não só mitigar a miséria material ou espiritual, mas também descobrir e remediar as situações que a geram.
Actualmente, os vicentinos estão presentes em 144 países, com um número aproximado de 1 milhão de membros. Em Portugal, a primeira conferência vicentina foi fundada há 153 anos, existindo atualmente centenas de conferências, que atuam em todo o território nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário