segunda-feira, 16 de abril de 2012

1º Encontro dos "Juntos pela Europa" em Coimbra



No dia 5 de fevereiro de 2012, realizou-se no salão da Igreja de São José, em Coimbra, o 1º Encontro de "Juntos pela Europa". Participaram membros da Comunidade Emanuel, Cursilhos, Shoenstatt, Equipas de Nossa Senhora, Instituição Teresiana, Focolares, num total de aproximadamente 90 pessoas.
O encontro foi preparado pela Comissão de Juntos pela Europa de Coimbra. Também integraram-se na preparação dos aspectos concretos do dia - como cânticos, decoração da sala, almoço, liturgia – representantes da Pastoral Familiar da Diocese, da Renovação carismática e de outros membros dos Movimentos.
Pela manhã, além da apresentação do projeto (objetivos, percurso histórico, manifesto dos 7 Sim) foi apresentada pelo Prof. Dr. João Loureiro, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a palestra “Europa(s), cristianismo(s) e princípio(s): à procura da(s) alma(s) perdida(s)?”. O Professor abordou as diferentes matrizes da Europa, os princípios e o modelo de família, os 7 sim e a alma europeia (da alma ao espírito); encruzilhadas da Europa.
Na parte da tarde, foi realizado um workshop de preparação ao evento de 12 de maio, onde surgiram muitas ideias interessantes, que foram apresentadas em plenário com a presença do Sr. Bispo D. Virgílio Antunes. Ao salientar a importância dos Movimentos na tarefa da nova evangelização, o Sr. Bispo manifestou mais uma vez o seu apoio ao projeto de Juntos pela Europa e incentivou-nos a fazermos um evento com grande visibilidade, com uma linguagem moderna, músicas… um evento “para fora”, não para os movimentos que já têm os seus encontros, mas algo feito pelos movimentos para a sociedade.
A Missa foi presidida por D. Virgílio e concelebrada por mais dois sacerdotes e concluiu-se com um gesto simbólico para expressar o pacto de amor recíproco, vivido durante o encontro.

1 comentário:

  1. São estes pequenos/grandes momentos que começam a dar visibilidade e a marcar a diferença!!!

    ResponderEliminar