sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Juntos pela Europa" no Funchal

Publicamos na íntegra o artigo da jornalista Graça Alves, publicado no Jornal da Madeira sobre o encontro realizado no dia 14 de março no Funchal:
Clique para ver mais fotografias





Juntos por...

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | Terça-Feira, 17 de Abril de 2012 | Por


Pelo bem comum do continente. Pelo abraço [ainda] possível entre todos os povos. Para estancar a dor da ausência de valores. Para preencher o vazio chão de [já] não se acreditar no Amor.
Na Igreja do Colégio, pensou-se no sonho do princípio, na utopia de uma Casa comum, num projeto de liberdades e de trocas, num mundo de iguais. E pensou-se em nós e no nosso medo em dizer que temos Deus inscrito na luz das estrelas que povoam o céu da nossa bandeira.
Falou-se de história e de memória. Falou-se de futuros e de desafios. Falou-se de nós, missionários dos novos tempos a inventar novas linguagens para falar, outra vez, mais uma vez, de solidariedade, de amor ao próximo, dos Direitos fundamentais do Homem.
Juntos por, portanto. Por aquilo que vale a pena. Pela alegria de voltar a pertencer a um Lugar comum, com interesses comuns, com Deus a indicar a direção da viagem. Juntos pela capacidade de mostrar que a esperança tem um rosto, umas mãos, uma voz, uma cruz, uma pedra rolada na morte. Juntos por aquilo que faz com que a Europa seja muito mais do que uma moeda ou um espaço sem fronteiras – uma terra onde volte a correr leite e mel e liberdade.
Juntos por nós. Cidadãos de uma Europa que aprendeu a rezar o Pai Nosso e a construir a vida sobre o Evangelho. Juntos por nós. Sabendo que os tempos são outros e que os mares andam revoltos. Sabendo que a fé não é concorrente da ciência e que Deus é parceiro do homem nestas coisas de novidade.
Uma ponte feita com as nossas diferenças, com os nossos talentos, com os sorrisos e os cantos e as palavras e a coragem que nos vem do céu. Juntos por uma Europa com alma, porque feita da matéria do nosso coração e do que o move: a defesa da vida, da família, do ambiente, da economia, da solidariedade, da paz. E aí, sim, teremos cidades solidárias, países solidários e uma Europa feita de gente com alma dentro.
Juntos para não ter medo do futuro, afinal. Juntos para saber que muito maior do que tudo aquilo que nos separa é o pacto que Deus estabeleceu connosco:
“Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.”
A alma da Europa, disse o Pe. Marcos Gonçalves, somos nós. Somos nós, sim, juntos por um mundo melhor. Porque é nossa obrigação encontrar novas estratégias para ensinar o Caminho e a felicidade. Juntos pela felicidade, sim. Comum. E pela esperança. De todos.

[… a propósito da conferência, “Europa, onde está a tua alma?”, proferida pelo Pe. Marcos Gonçalves


O programa do dia 14 de março , na Igreja do Colégio, entre as 18h e as 19,30h, foi o seguinte:

- Hino da Europa pelo coro da Universidade Sénior, dirigido pela maestrina Benvinda Carvalho;
- Resumo do "juntos...", em que o anúncio dos 7 sins foi acompanhado por 7 cartazes com os mesmos, apresentados por jovens, com as cores do arco-iris.
- Conferência pelo Pe. Doutor Marco Gonçalves, Reitor da Igreja do Colégio e juiz do Tribunal Eclesiástico do Funchal, com o tema:"Europa onde está a tua alma?"
- Debate participado
- Final com o mesmo Coro que cantou duas canções ("Shalon para ti"e"sempre encontrando o meu irmão" e terminou com o Hino da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário