quarta-feira, 2 de maio de 2012

No Funchal: "Europa... procura-se!"


Realizou-se no passado dia 28 de abril uma conferência subordinada ao tema "Europa... procura-se". Publicamos na íntegra o artigo do Jornal da Madeira acerca deste evento.


"Europa... procura-se!"
tema de conferência no Funchal

A "Europa... procura-se!", foi o tema geral da conferência proferida no dia28 de abril, no Funchal, por dois oradores convidados pela plataforma"Juntos pela Europa", que congrega atualmente cerca de 300 movimentoscristãos apostados em aprofundar as "raízes" do velho continente.
Na circunstância, o antigo eurodeputado Sérgio Marques que falou da
"Situação atual da Europa", em termos da «crise, do euro, da maneira comoisso afeta a relação e a solidariedade entre os estados membros e a própriaformação da cidadania europeia.» Neste contexto, classificou de "bomexemplo" a iniciativa levada a cabo pela plataforma "Juntos pela Europa"porque «a Europa precisa desta vontade, deste apoio, destes movimentos,
porque eles são o embrião de uma cidadania que é também fundamental» disse ao JM.
Outro orador na conferência foi o padre Aires Gameiro, sobre a questão "Comoreavivar a fé cristã na Europa". Para este membro da Ordem Hospitaleira, osdesafios colocados hoje à pastoral são importantes, mas para enfrentá-loscom êxito há que optar pela «mensagem de Jesus, pela oração, práticasdevocionais e Nossa Senhora», antes de qualquer outra palavra ou "razão iluminista, positivista" que atenta contra a fé cristã desde o século XVIII.
«É necessário colocar Cristo e o seu Evangelho mais no centro da vida e da prática religiosa, e menos as palavras dos homens», alertou.
A conferência de foi acompanhada pela atuação do "Coro Padre Dehon".

Vera Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário