domingo, 12 de maio de 2013

Dia da Europa: momento de oração ecuménica no Algarve



Dia 9 de maio, Dia da Europa. Numa igreja católica da capital algarvia, assinalou-se esta ocorrência com uma celebração litúrgica de oração ecuménica, promovida por diversas organizações e movimentos cristãos de espiritualidade.

A igreja matriz de S. Pedro encheu-se de muitas dezenas de pessoas, entre as quais se contavam um grupo de cristãos ortodoxos romenos e outro da igreja bizantina. A celebração foi presidida pelo Sr. Bispo da Algarve, D. Manuel Quintas e pelo Sr. P. Ioan da igreja ortodoxa romena e o P. Oleg, da Comunidade Ucraniana Greco Católica.
Duas figuras públicas da cidade de Faro quiseram partilhar este momento de oração pelos destinos da Europa: o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Macário e a Sra. Diretora Regional da Cultura do Algarve, Dra. Dália Paulo.

Numa breve reflexão sobre a leitura evangélica da parábola do Bom Samaritano, D. Manuel Quintas retirou desta parábola a lição de que, para se ter a sensibilidade social a que Cristo nos desafia, é importante “ver com os olhos do coração”, ver com os olhos do Amor. Só quem vê com o coração é capaz de se tornar sensível às situações de sofrimento e de injustiça que encontra dia a dia.
Ver com o coração é fazer como Jesus, que olha para dentro e vê o que está por detrás de cada pessoa. Aquele "vai e faz tu o mesmo" é uma interpelação e um compromisso muito abrangente que – acrescentou o Sr. Bispo – «gostaria que levássemos daqui esta noite».
 E continuou, interpelando a assembleia a fazer reavivar o lema do “Juntos pela Europa”, surgido no ano de 1998, por iniciativa do Papa João Paulo II: lutar pela construção duma Europa com valores, tendo em conta as suas raízes cristãs e a dimensão espiritual da sua cultura.
Esses valores poderão, de alguma maneira, sintetizar-se em sete, os 7 SIM’s: sim à vida, sim à família, sim à proteção da natureza, sim a uma economia justa, sim à solidariedade humana, sim à paz universal, sim à responsabilidade social.
Foi este sonho que se quis, mais uma vez, reavivar nesta cidade de Faro, comprometendo os participantes a tomarem consciência da urgência em preservar aqueles valores e divulgar esta iniciativa.
No final, eram visíveis o entusiasmo e a alegria de todos e o Sr. Bispo disse que temos de continuar, confidenciando que não esperava que viesse tanta gente. Também a Diretora Regional da Cultura, em conversa com D. Manuel Quintas, dizia que há conquistas da União Europeia que não se podem perder, tais como, a unidade da Europa, a moeda única, etc...
Foi uma lufada de esperança numa Europa nova, onde os cidadãos cristãos querem fazer ouvir a sua voz e comprometer-se na construção de uma nova Europa.
Agostinho Morgado

Sem comentários:

Enviar um comentário