sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Editorial

Em 1998 o Papa João Paulo II promoveu um encontro em Roma dos novos Movimentos da Igreja, com a vontade de um mútuo conhecimento e de uma estreita colaboração, tendo em vista o “Reavivar a Alma Cristã da Europa”.

Desde então, cerca de 240 movimentos e comunidades  cristãs espalhados pelo continente europeu  têm vindo a pôr em comum os seus carismas e colaboram para unir as suas riquezas e suscitar mais solidariedade, justiça, paz, liberdade e coragem para construir o futuro.

A base da sua comunhão é um “pacto de amor recíproco” inspirado pelo Evangelho que os une estreitamente. Com este espírito de comunhão realizaram-se em Estugarda, na Alemanha, em 2004 e em 2007, duas grandes jornadas europeias com o lema “Juntos pela Europa”, de onde surgiu um  o Manifesto “os 7 SIM”  que sublinha em 7 pontos o desejo de contribuir para uma Europa unida, apesar das diferenças, numa colaboração efectiva entre os Movimentos e aberta a todas as pessoas.

Desta forma, esta união de movimentos resulta numa maquette de uma Europa unida pelo espírito de fraternidade que não se pode tornar realidade sem a força criadora dos jovens e a sua vontade de construir um novo futuro com responsabilidade.

Em resposta a este desafio, juntámo-nos numa livre convergência de Movimentos e Comunidades Cristãs e trabalhamos juntos, desde 2009, caminhos de unidade para reavivar a alma cristã da Europa.

As acções de Juntos Pela Europa começaram já por todo o continente em inúmeros países e cidades que se unirão no Encontro Europeu de 12 de Maio 2012, em Bruxelas, no Bruxelas square Meeting Center.

Em Portugal serão 5 cidades unidas em rede ao maior número de cidades europeias onde serão criadas também dinâmicas de animação e celebração deste evento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário